Cloud e infraestruturas

Para a cloud, e mais além 

Um pedido de negócio?

Queres juntar-te a nós?

A pandemia de 2020, a generalização do trabalho a partir de casa e a crescente digitalização dos serviços levaram um grande número de empresas a acelerar a transformação digital. Os departamentos de informática precisam agora de repensar a infraestrutura informática a fim de a tornar mais ágil e de avançar para a cloud.  

A cloudificação, ou a migração para a cloud, refere-se a uma organização que transfere os seus sistemas, aplicações, dados e serviços informáticos de uma infraestrutura tradicional no local para um ambiente de cloud. Implica frequentemente a migração de servidores físicos e de centros de dados completos para plataformas de cloud pública, privada ou híbrida.  

Esta abordagem oferece uma série de vantagens, que permitem às empresas reduzir os custos com infraestrutura, hardware e manutenção, e beneficiar de ferramentas e serviços flexíveis, adaptáveis, colaborativos e seguros.  

 Fiabilidade: um requisito essencial

Atualmente, a digitalização exige que as empresas garantam a segurança, a disponibilidade e a resiliência dos seus sistemas de informação em todos os momentos. Embora os serviços na cloud tenham a vantagem de ser altamente escaláveis, a migração pode ser complexa, levando a erros e até a interrupções do serviço.  

Atualmente, a Engenharia de Fiabilidade das Instalações (SRE) dá resposta à necessidade de combinar um desenvolvimento rápido com a fiabilidade do serviço. Esta abordagem, nascida da cultura DevOps, tem por objetivo manter e melhorar o desempenho e a disponibilidade das aplicações e acelerar a entrega, automatizando as tarefas mais morosas ligadas aos testes, à implantação e à observabilidade. Reforça a colaboração entre as equipas de desenvolvimento e de produção, ajuda a reduzir as despesas com infraestruturas e gestão de recursos e contribui significativamente para melhorar a satisfação do cliente. 

Independentemente da maturidade da sua empresa em termos de Cloud, a ALTEN acompanha os clientes ao longo de toda a sua transformação, desde a definição de uma estratégia “Move to Cloud” até à implementação de uma governação dedicada, incluindo o desenvolvimento de um modelo operacional, a automatização das implementações e a formação das equipas internas. Esta oferta baseia-se numa metodologia comprovada e em quatro pilares específicos: Consultoria de transformação da Cloud, Construção e Mudança para a Cloud, Engenharia de Fiabilidade das Instalações (SRE) e otimização financeira dos recursos da Cloud.  

Aconselhar – Integrar – Migrar – Automatizar

A nossa experiência 

Consultoria de transformação da cloud

Objectivo
Apoiar a sua empresa em todas as fases da migração 

Com o seu vasto conhecimento dos sistemas de informação, a ALTEN fornece-lhe a sua visão e experiência na sua abordagem de cloudificação, oferecendo conselhos sobre a integração multicloud, a otimização da sua infraestrutura nas instalações, o desenvolvimento das aplicações nativas da cloud, o desenvolvimento de um novo modelo operacional e a implementação de cadeias de automatização para clouds privadas e públicas. 

Estamos, portanto, em condições de trabalhar para:

  • Definir o seu percurso na Cloud
    Aconselhar com um compromisso tendo em vista recursos ou resultados, a sua estratégia de migração de sistemas informáticos.  
  • Estabelecer a base da sua infraestrutura
    Apoio na definição da governação da Cloud, das normas de segurança e conectividade e dos padrões de arquitetura que garantirão que as suas aplicações possam ser alojadas no sistema informáticos de destino.  
  • Realizar uma auditoria de maturidade da Cloud
    Análise dos sistemas existentes e definição de uma árvore de decisão para modelar as arquiteturas das suas aplicações-alvo.  
  • Estudar casos de negócios
    Definição de um modelo económico que combine o impacto da implementação do SI pretendido e a gestão do sistema existente.  
    Medição do esforço de integração em relação às economias operacionais.  

Referência
Construir um ecossistema completo

A ALTEN apoiou recentemente um dos seus clientes na construção de um ecossistema completo que reúne todas as informações relativas ao seu setor. O principal objetivo desta plataforma era disponibilizar a todos os intervenientes do setor a enorme quantidade de dados anteriormente confinados a silos corporativos ou funcionais, e permitir que todos tenham acesso à informação certa no momento certo.  

Construção e Mudança para a Cloud

Objectivo
Apoiar a migração das suas aplicações existentes e a integração de aplicações nativas da Cloud  

É um grande desafio para os nossos clientes reduzir o tempo necessário para integrar e migrar aplicações para a Cloud. Quando estes tempos são demasiado longos, podem conduzir a uma execução dupla (Double Run) funcional ou estrutural complexa.

Para reduzir o custo desta transição, a ALTEN forma os seus consultores em tecnologias da Cloud e utiliza as ferramentas e competências adequadas:

  • Os nossos arquitetos e especialistas certificados em Cloud/DevOps possuem todas as competências SMACS (Social, Móvel, Análise, Cloud, Segurança).
  • A automatização tornou-se a palavra de ordem para o desempenho da Cloud. Todos os nossos consultores têm, portanto, conhecimentos de scripting e de desenvolvimento de infraestruturas.
  • Utilizamos linguagens e metodologias DevOps, tais como Infra as Code (Infraestrutura como Código), para gerir e fornecer uma infraestrutura de forma mais eficiente.
  • Para migrações em grande escala, os nossos consultores podem prestar apoio durante toda a migração das suas aplicações essenciais, quer sejam simples ou complexas, mantendo uma relação custo-desempenho equilibrada.

Referência
Manutenção da aplicação

 No âmbito de um esforço de consolidação das suas operações, o nosso cliente decidiu subcontratar a manutenção das suas 100/150 aplicações a uma única empresa. A ALTEN, especialista na criação de Centros de Serviços eficientes e flexíveis, foi escolhida para industrializar com sucesso a sua Gestão de Aplicações, implementar o método Agile, criar integração e implementação contínuas e migrar os ambientes informáticos para o Azure Cloud.

Engenharia de Fiabilidade das Instalações (SRE)

Objectivo
Garantir a fiabilidade das suas aplicações durante e após a migração, graças a um modelo operacional baseado em SRE

A chegada da Cloud, quer seja privada ou pública, está a transformar em grande escala os sistemas de informação dos nossos clientes. Concentram agora os seus esforços na migração e no desenvolvimento de serviços nativos da Cloud, na expectativa de que os fornecedores de serviços na cloud assumam também a responsabilidade pela fiabilidade operacional deste novo modelo. No entanto, para que o sistema seja totalmente fiável, centralizado e resistente, deve também garantir que as aplicações possam entrar em produção.


A Engenharia de Fiabilidade das Instalações (SRE) é uma aplicação operacional do DevOps destinada a garantir a fiabilidade das aplicações. Esta abordagem, iniciada pela Google na gestão do lançamento de aplicações, baseia-se no desejo de combinar o desenvolvimento rápido com a previsibilidade do comportamento dos serviços digitais.

 A implementação de uma abordagem deste tipo numa empresa oferece uma série de vantagens, incluindo: 

  • Manter e melhorar o desempenho e a disponibilidade das aplicações.
  • Acelerar o fornecimento de atualizações e funcionalidades, automatizando as tarefas mais morosas relacionadas com os testes, a implementação e a observabilidade.
  • Reforçar a colaboração entre as equipas de desenvolvimento e de produção.
  • Reduzir as despesas com as infraestruturas e a gestão de recursos.

Em última instância, a abordagem SRE contribui significativamente para melhorar a satisfação do cliente, pois oferece serviços mais fiáveis e eficientes. Constitui, portanto, uma resposta interessante à necessidade de transformar o modelo de funcionamento dos nossos clientes, embora isso implique uma adaptação da abordagem a um ambiente informático tradicional.

Para apoiar os seus clientes, a ALTEN concebeu um quadro especializado baseado em:

  • Feedback: apresentação da abordagem SRE, dos seus problemas, da sua metodologia e das suas ferramentas de automatização através de exemplos concretos de implementação em empresas.
  • Uma análise da maturidade: auditoria aprofundada do nível de maturidade SRE da sua empresa, quer em termos de ativos humanos, não humanos, industriais ou operacionais.
    Estamos a elaborar uma matriz clara das funções de cada pessoa dentro de uma organização, redesenhada para integrar a SRE, através do estudo da cadeia de ferramentas, dos procedimentos em vigor para o desenvolvimento e da implantação de serviços digitais e dos processos operacionais.
  • Uma fase-piloto de SRE: aplicação da SRE numa aplicação-piloto, a fim de identificar as potenciais alavancas ou obstáculos técnicos e estruturais que afetam a sua aplicação.
  • Aumentar a escala: com base nesta experimentação inicial, definição de um plano de ação pormenorizado para integrar a SRE em toda a empresa, através de mudanças organizacionais, de formação específica ou da introdução de ferramentas.

Referência
Estudo de caso

Para acelerar e reforçar a sua migração para a cloud pública, um cliente pediu à ALTEN que estabelecesse o seu novo modelo operacional e que definisse, industrializasse e automatizasse os novos processos na sua organização.

Assim, os nossos especialistas apoiaram eficazmente as equipas internas em questões técnicas relacionadas com a construção/mudança para a cloud, a automatização, a monitorização e os alertas, bem como a sua sensibilização e formação na cultura DevOps.

FinOps

Objectivo
Otimizar os custos do sistema multicloud da sua empresa após a sua integração e instalação

A abordagem FinOps destina-se a acompanhar e otimizar os custos associados à migração para a Cloud e, de um modo mais geral, à utilização dos recursos informáticos numa empresa. Em suma, garante que os serviços prestados continuam a ser financeiramente responsáveis. Não se trata apenas de fazer economias, mas também, na sequência dos métodos Agile, de avançar para uma melhor colaboração entre equipas, melhores desempenhos, melhores escolhas tecnológicas e, por conseguinte, melhores investimentos.

Podemos ajudar a controlar, gerir e otimizar os seus recursos financeiros ligados à Cloud, notificar em caso de consumo excessivo ou de desperdício de recursos e acompanhar o seu departamento financeiro na transição de CAPEX para OPEX. As nossas ações centram-se principalmente em: 

  • Controlar os custos multicloud e multisserviços
  • Implementar e gerir ferramentas de consolidação de custos, processos automatizados e dashboards adequados
  • Ajudar a adotar as novas utilizações da Cloud
  • Monitorizar e alertar em caso de consumo excessivo
  • Elaborar orçamentos de aplicações e cenários multicloud
  • Apoiar a governação da cloud
  • Apoiar a tomada de decisões

Referência
Estudo de caso

Já apoiado pela ALTEN na sua migração para a cloud, um cliente queria também beneficiar da experiência do Grupo no controlo de custos e recursos. No âmbito da sua missão de apoio às aplicações de nível 3 e de gestão das infraestruturas informáticas, a nossa equipa trabalhou para otimizar os recursos financeiros atribuídos à migração. Foram criadas ferramentas de monitorização, alerta e comunicação para melhorar a qualidade do tratamento de incidentes, otimizar o ambiente informático e controlar o consumo da Cloud.

As nossas parcerias