Espaço
Explorar novos espaços
Um pedido de negócios?
Quer juntar-se a nós?

A exploração espacial é um dos projetos mais excitantes e ousados da humanidade. Desde a utilização do telescópio por Galileu, no século XVII, até aos recentes voos espaciais da SpaceX, o espaço tem cativado a imaginação de pessoas de todo o mundo.
Com as novas tecnologias e inovações, as possibilidades de exploração são infinitas e o potencial de descoberta é ilimitado.
O setor privado voa para o espaço
O entusiasmo do setor privado pelo espaço continua a impulsionar o setor e democratizará as novas aplicações (viagens espaciais, imagens de satélite, Internet via satélite, tratamento de dados, Internet das Coisas (IoT), etc.). O atual contexto geopolítico desencadeia novos desenvolvimentos e inovações no que diz respeito à estratégia de defesa espacial.
Após o sucesso do Novo Espaço americano (Space X, Blue Origin, etc.), é agora a vez de a Europa incentivar o desenvolvimento do setor privado. Estão a aumentar as parcerias entre a Agência Espacial Europeia (AEE) e as empresas das indústrias tradicionais e as startups
Ao mesmo tempo, a indústria espacial está a acompanhar os Estados na proteção do cosmos e dos bens espaciais, através de novas tecnologias e da cibersegurança.


ALTEN, o seu parceiro-chave para cobrir todo o âmbito do desenvolvimento espacial
A ALTEN tem uma história de parceria de mais de 20 anos com os principais intervenientes da indústria espacial. Somos um participante ativo no cenário em mudança e um fornecedor de topo de serviços de engenharia e integração de satélites. Desde as naves espaciais aos satélites, passando pelo segmento terrestre e a jusante, a ALTEN está envolvida em toda a cadeia de valor do setor espacial. Apoiamos os nossos clientes ao longo dos estudos, do desenvolvimento, do fabrico, da integração, dos testes e das operações como um dos principais fornecedores.
A ALTEN na indústria espacial
65M
Volume de negócios de 2022
700
consultores
10+
países
3
3 domínios de especialização no espaço
Quais são as tendências de mercado no setor espacial?
Os novos intervenientes privados e a miniaturização da eletrónica vieram dinamizar o acesso ao espaço. Passou-se rapidamente de satélites “feitos por medida”, no valor de mais de 100 milhões de euros e com uma duração de vida operacional de 15 anos, para satélites de produção em massa (fabricados semanalmente), que custam apenas dezenas de milhares de euros e têm uma duração de 3 a 5 anos.
Desde há 5 anos, o lançamento de nano/micro satélites tem vindo a aumentar: até 2030, serão colocados em órbita mais de 1 000 satélites. Estes números ainda estão em evolução, algumas empresas planeiam colocar em órbita várias dezenas de milhares de satélites. É a corrida às megaconstelações!
Desafios:
- Implementar a produção em série de satélites
- Triplicar a frequência dos lançamentos
- Reduzir o risco de colisão em órbita
- Gestão de constelações
- Abordar o problema dos detritos espaciais e do fim de vida dos satélites
O lançamento de um satélite pode representar quase um terço do custo total. Neste contexto, a redução dos custos de lançamento é um fator-chave de competitividade no setor espacial.
Enquanto o Ariane 6 promete custos 40% inferiores aos do Ariane 5, a Europa quer ir mais longe, desenvolvendo um demonstrador de motores reutilizáveis a oxigénio líquido (Prometheus) para dividir por 10 o custo da atual produção de motores.
Do lado americano, a SpaceX tem como objetivo reutilizar um lançador no prazo de 24 horas e reduzir para metade o custo da missão.
Desafios:
- Acelerar o tempo de colocação no mercado de novos lançadores
- Configurar um sistema de produção sincronizado e em série
- Qualificar as soluções de lançadores e microlançadores reutilizáveis
Sendo um dos maiores compiladores de dados ambientais e climáticos, o setor espacial pretende partilhar e tornar acessíveis os seus dados e, sobretudo, rentabilizá-los através da criação de novos serviços com valor acrescentado (por exemplo, previsões meteorológicas e de colheitas agrícolas, gestão do tráfego, serviços IoT).
Desafios:
- Dominar as novas tecnologias informáticas (Cloud, Big Data, IA, etc.)
- Transformar o modelo industrial e económico
- Repensar a arquitetura informática do segmento terrestre
- Tornar os dados facilmente acessíveis aos utilizadores finais
Proposta de valor ALTEN
Setores funcionais da ALTEN
- Conceção e análise mecânica, aerodinâmica e térmica
- Modelos, Estudos, Cálculos, Térmica, Aerodinâmica
- Gestão da configuração
- Determinação e controlo da órbita
- Engenharia de meios terrestres
- Verificação e validação
- Industrialização

- Conceção e validação de sistemas espaciais: térmicos e mecânicos, aviónica, RF, instrumentos óticos AOCS
- AIT: Procedimentos e testes
- Software de voo: desenvolvimento e validação

- Administrador de sistemas e redes, BD
- Conceber infraestruturas e IVV
- Comunicação espaço-terra
- Preparação e apoio das operações de voo
- Tratamento de dados (algoritmos científicos, infraestruturas, valorização)
- Sequências de teste, sinóptica e desenvolvimento de ferramentas

As nossas histórias de sucesso
Modular, flexível e competitivo, o novo lançador europeu tem por objetivo oferecer praticamente a melhor solução de lançamento às empresas e instituições. Parceiro histórico dos construtores aeroespaciais, a ALTEN participa ativamente no seu desenvolvimento em vários domínios (estrutura, térmica, engenharia mecânica de voo, etc.).
A ALTEN beneficia de mais de 25 anos de know-how em preparações de montagem, testes de validação e integração final (antes do lançamento) de vários satélites para o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e outros clientes industriais.
Para fornecer Internet de alta velocidade e serviços personalizados em todo o mundo, existem projetos de constelações (centenas/milhares de minissatélites em órbita baixa, cuja colocação em funcionamento está para breve). A ALTEN está também envolvida na conceção mecânica e nos cálculos térmicos destes pequenos satélites.
Existem muitas áreas de aplicação para a observação da Terra, tais como o Ambiente, a Defesa, a Geologia, a Climatologia, as Telecomunicações e os objetos da IdC. A ALTEN apoia os estudos e o desenvolvimento das cadeias de tratamento de imagem para os sistemas de observação por satélite de um importante interveniente do setor espacial.
Mecânica espacial: conheça as equipas do ALTEN!
Os nossos engenheiros convidam-no com paixão a entrar no seu mundo e a descobri-lo:
- As suas profissões: arquitetura, conceção, análises detalhadas, integração, testes…
- Os seus campos de aplicação: satélites, infra-estruturas orbitais, lançadores, rovers…
Fazem mesmo uma paragem em Fobos, uma enigmática lua marciana, para lhe dar a conhecer os bastidores de um projeto emblemático do CNES no qual a ALTEN está envolvida: o rover MMX!
Apertem os cintos, a partida para o espaço está iminente!
Os nossos clientes
Fabricante e fornecedor de equipamentos espaciais
Airbus D&S, Thales Alenia Space
Indústria de lançamento
ArianeGroup, United Launch Alliance…
Agência espacial
CNES
NewSpace
OneWeb, Hemeria, Absolut Senging, Kinéis, Exotrail…
Aeronautics