Setor Ferroviário e Mobilidade
Reinventar a mobilidade em grande escala
Um pedido de negócio?
Queres juntar-te a nós?

O setor ferroviário tem vindo a sofrer uma enorme transformação nos últimos anos e demonstrou uma forte resiliência durante a crise da COVID-19, o que comprova a sua importância. À medida que o mundo continua a avançar rapidamente para a digitalização, as soluções de mobilidade em grande escala estão a ser reinventadas para dar resposta à procura crescente de transportes eficientes, seguros e sustentáveis. O setor da mobilidade não é exceção e está a sofrer uma transformação à medida que novas tecnologias, como os veículos autónomos, entram no mercado.
Modernização das vias férreas para um futuro mais verde: aumentar a capacidade e reduzir as emissões
O aumento da tecnologia digital e a emergência de novos paradigmas de mobilidade estão a revolucionar a forma como as pessoas se deslocam no século XXI. Esta transformação é exemplificada pelo aumento da eficiência, interoperabilidade e regularidade das redes ferroviárias nos países em desenvolvimento. A urbanização crescente, associada à vontade de reduzir as emissões de CO2, leva os intervenientes públicos e as grandes empresas a investir fortemente no transporte ferroviário, a privilegiar as energias renováveis, a reduzir as emissões de carbono e a promover práticas ecológicas. Quanto aos operadores ferroviários, estão a dar prioridade ao aumento da capacidade das linhas existentes através da modernização dos sistemas de sinalização (CBTC, ERTMS, etc.). Ao mesmo tempo, os construtores estão a experimentar diferentes soluções (baterias, hidrogénio e material híbrido) para substituir os motores diesel e, assim, descarbonizar as linhas não eletrificadas.


ALTEN, o seu parceiro de engenharia sólido para o apoiar
A ALTEN tem uma história de parceria de mais de 30 anos com os principais intervenientes do setor ferroviário. Nesta busca de competitividade e qualidade, a ALTEN, como principal fornecedor de engenharia do setor, tem uma função fundamental a desempenhar em conjunto com gestores de infraestruturas, autoridades de transportes, operadores de transportes e fornecedores industriais de sistemas ferroviários. A ALTEN é proativa no desenvolvimento da indústria ferroviária e está fortemente envolvida em projetos inovadores em quatro domínios diferentes: material circulante, sistemas de sinalização, infraestruturas, experiência do cliente e digital.
A ALTEN no setor ferroviário
112M€
Volume de negócios de 2024
+20
países
4
domínios de especialização no setor ferroviário: material circulante, sinalização, infraestruturas, serviços e TI
As nossas publicações
Inovar para uma mobilidade mais ecológica e uma indústria de transportes 4.0
A transformação digital abre novos horizontes para repensar a mobilidade, tornando-a mais sustentável e facilitando as deslocações. Para apoiar estas mudanças, o ALTEN apoia-se nas competências das suas empresas históricas de transportes para realizar projectos de investigação cada vez mais inovadores e conceber os sistemas de transporte do futuro.

Quais são as tendências de mercado no setor ferroviário e da mobilidade?
A população urbana mundial está a crescer rapidamente, concentrando 4,2 mil milhões de indivíduos em 2020, em comparação com 751 milhões em 1950 (número da ONU). Os investimentos no setor dos transportes públicos estão, por conseguinte, a aumentar significativamente, a fim de proporcionar às pessoas soluções de transporte intra-aglomerações e interurbanas mais rápidas e fiáveis.
Em virtude desta procura, o crescimento anual do mercado ferroviário industrial mundial está estimado em 2,3% ao ano até 2025, passando de 176 mil milhões de euros para 211 mil milhões de euros, de acordo com a 9.a edição do World Raim Market Study da Roland Berger.
Desafios:
- Aumentar a capacidade das linhas existentes (CBTC, ERTMS, sistemas de atribuição de capacidade, etc.)
- Oferecer novas gamas de material circulante que satisfaçam os requisitos ambientais
- Melhorar a competitividade do setor
A integração das tecnologias digitais no setor ferroviário permitirá gerir fluxos de tráfego cada vez mais complexos, proporcionar uma oferta de transporte multimodal e melhorar a segurança e o conforto dos passageiros. Ao mesmo tempo, os avanços na manutenção preditiva melhorarão o tempo de atividade do equipamento e reduzirão os custos de manutenção.
Desafios:
- Associar as competências digitais e informáticas (Big Data, Cloud, Cibersegurança, etc.) às especificidades do setor ferroviário e à sua regulamentação
- Garantir a segurança dos dados e sistemas críticos e melhorar o tratamento dos dados disponíveis
- Integrar novas soluções de transporte (autocarro elétrico, partilha de automóveis, etc.)
A urbanização maciça, a necessidade de interoperabilidade entre os diferentes países europeus e a eletrificação das linhas ferroviárias para um transporte sem emissões de carbono exigem investimentos consideráveis na renovação e na criação de novas infraestruturas ferroviárias.
Até 2030, mais de 123 000 km da rede ferroviária europeia estarão equipados com o sistema de sinalização ERTMS (Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário). Em França, serão investidos 46 mil milhões de euros ao longo de 10 anos para modernizar e garantir a segurança da rede ferroviária.
Desafios:
- Assegurar uma exigência de segurança cada vez mais rigorosa
- Apoiar a modernização da rede ferroviária (ERTMS)
- Antecipar a obsolescência tecnológica (por exemplo, GSM-R vs. LTE/5G)
Proposta de valor ALTEN
Áreas de especialização da ALTEN

- Interiores e carroçaria
- Arquitetura e subsistemas do comboio – TCMS
- Módulos de potência e sistemas de travagem
- Testes, validação e colocação em funcionamento
- Fabrico, cadeia de abastecimento e qualidade
- Manutenção e revisão de comboios

- Unidades de bordo
- Interface Homem-Máquina
- Junto à via-férrea
- Supervisão
- Intertravamento

- Telecomunicações e baixa tensão
- Engenharia civil e vias-férreas
- Energia e eletrificação
- Engenharia de projetos
- Digital, IdC

- Telecomunicações (4G, 5G)
- Aplicações móveis e serviços integrados
- Sistemas de informação aos passageiros em tempo real
- Venda de bilhetes e venda a retalho
- Análise e governação de dados
- Cloud e infraestruturas
As nossas histórias de sucesso
Para transportar mais pessoas durante as horas de ponta, o operador de uma grande metrópole internacional confiou ao nosso cliente industrial a automatização da linha de metro mais movimentada da rede. A ALTEN está a ajudar a desenvolver o elemento-chave: o sistema de sinalização CBTC.
O Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS) deve abranger 50% da rede estratégica europeia até 2023. O nosso cliente venceu vários contratos no âmbito deste grande projeto e é apoiado pela ALTEN no que diz respeito ao desenvolvimento do seu centro de excelência ERTMS na Bélgica.
A ALTEN presta assistência a um grande operador ferroviário europeu (mais de 15 000 km de linhas em funcionamento) na conceção de novas linhas eletrificadas para antecipar o aumento do tráfego e o desenvolvimento do material circulante. As nossas equipas de engenharia trabalham, nomeadamente, no dimensionamento elétrico, na conceção (estudos, gestão de projetos, etc.) e na assistência operacional e manutenção de instalações fixas de tração elétrica.
Os nossos clientes
Setor ferroviário
Alstom, Hitachi Rail, Siemens Mobility, Stadler Rail, Wabtec Corporation…
Operadores ferroviários
RATP, SNCF Voyageurs
Gestores de infraestruturas
Getlink, RATP Infrastructures, SNCF Réseau
Aeronautics