Qualidade
Melhorar a eficiência da sua abordagem de qualidade
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A abordagem da qualidade fornece um apoio essencial a todos os departamentos da empresa e é uma consideração fundamental na tomada de decisões.
Numa altura em que existe uma consciência crescente do custo da “não qualidade”, quer em termos de impacto financeiro, quer em termos de impacto negativo na imagem da empresa, o grande desafio é tornar-se mais eficiente na sua abordagem, a fim de otimizar os custos e reduzir o risco de não conformidade. Perante estes desafios, a ALTEN apoia os seus clientes para tornar mais eficiente a qualidade dos projetos, produtos e programas.

Manter-se a par dos últimos desenvolvimentos no setor da qualidade

Desde 2009, um centro de competências dedicado tem vindo a formar e a certificar regularmente os funcionários em todos os aspetos da qualidade. Os clientes podem, assim, ter a certeza da competência dos consultores com quem trabalham. Uma metodologia que também garante a coerência das práticas e o valor acrescentado dos métodos escolhidos para as empresas, mantendo-se em linha com os últimos avanços do setor.
Com quinze anos de experiência em qualidade, as equipas da ALTEN trabalham com os principais intervenientes da indústria em vários setores, como a aeronáutica, aeroespacial, transportes terrestres, energia, Life Sciences e outros. Presente em 25 países e com atividades variadas, a qualidade representa cerca de 10% do volume de negócios da ALTEN.
Corrigir – Monitorizar – Prever – Transformar

A nossa experiência
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Objectivo
Planear e formalizar um sistema eficaz
O objetivo do SGQ é descrever o conjunto das atividades de uma empresa, a fim de as definir e normalizar e otimizar os seus métodos de funcionamento. O seu principal objetivo é antecipar potenciais incidentes e minimizar o seu impacto no bom funcionamento da organização.
Está ligado ao controlo da qualidade e deve refletir com precisão as atividades realizadas por toda a empresa. A ALTEN aplica a sua experiência (ISO 9001) adaptando-se às diferentes necessidades do setor.
Referência
Estudo dos processos no terreno
A ALTEN está a ajudar um dos seus clientes a comparar os processos escritos no SGQ com a realidade dos processos realizados no terreno. Após uma fase de estudo e de identificação de boas práticas no terreno, a ALTEN implementou um sistema de observação de processos para garantir que o Sistema de Gestão da Qualidade estava atualizado, era coerente e cumpria sempre as normas.

Controlo de qualidade
Objectivo
Garantir que os processos são corretamente aplicados, medir o desempenho e sugerir melhorias
O conceito de controlo ou monitorização da qualidade utiliza-se para definir métodos e indicadores de avaliação do desempenho de um sistema de produção.
O objetivo é duplo: verificar se os métodos e processos são corretamente compreendidos e aplicados e verificar a eficácia do sistema.
Referência
Verificação do processo e otimização do controlo de qualidade
A ALTEN está a assistir um dos seus clientes na implementação de um sistema de controlo automático numa máquina LOXIN, que monitoriza sinais fracos no processo de fabrico. Desta forma, a ALTEN garante o controlo de qualidade sem ter de inspecionar cada produto criado por esta máquina.

Gestão da não conformidade
Objectivo
Corrigir os erros e encontrar soluções duradouras para os problemas
Qualquer que seja o tipo de produção, é necessário evitar as não conformidades e assegurar a introdução de melhorias. Para tal, a gestão de não conformidades da ALTEN integra elementos de partilha automática de experiências e de avaliação em tempo real do processo de gestão de não conformidades. Estes elementos ajudam os nossos consultores e os nossos clientes a tirar o melhor partido das diferentes abordagens de análise causal e de plano de ação.
Referência
Tratamento de não conformidades
A ALTEN está envolvida no tratamento de não conformidades, na análise das causas e na redução global das taxas de não conformidade nos sistemas de produção industrial. Em particular, trabalhamos com os principais intervenientes dos setores aeroespacial, ferroviário e da defesa nesta área.

Transformação da qualidade
Objectivo
Transformar as práticas para reorientar a qualidade para o valor acrescentado
Nas empresas, a qualidade é por vezes posta em prática para compensar as deficiências de outras entidades. Graças à nossa experiência, podemos transformar práticas reativas em práticas proativas, resultando num melhor desempenho global.
O impulso estratégico da transformação a que estamos a assistir com os nossos clientes consiste em adaptar, digitalizar e automatizar, tanto quanto possível, as atividades de baixo valor acrescentado. A nossa experiência abrange todas as normas de qualidade existentes, bem como os métodos de gestão LEAN.
Referência
Digitalização da qualidade
Há mais de 5 anos que desenvolvemos uma sólida experiência na digitalização da qualidade à escala mundial. Trata-se de uma atividade que gera uma grande quantidade de dados e de informações, difíceis de sintetizar pelas empresas. A nossa missão é reunir e estudar todos estes dados, para que os decisores da empresa tenham uma visão clara. Para tal, utilizamos metodologias derivadas da ciência dos dados e big data, associadas a uma visão de negócio, para gerar propostas de otimização e de antecipação para o setor da qualidade.


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